Intercambialidade de medicamentos
É a substituição de um medicamento prescrito em receita médica, por outro com a mesma eficácia, segurança e qualidade para o sucesso do tratamento, mas presente em outra classificação.
Atualmente, a classificação de medicamentos se divide em 3 categorias:
- Medicamentos de referência;
- Medicamentos similares;
- Medicamentos genéricos.
Na intercambialidade, farmacêuticos podem propor a troca do medicamento prescrito por um de outra categoria, mas que corresponda ao mesmo princípio ativo, concentração e forma farmacêutica.
Por lei, a intercambialidade de medicamentos só ocorre entre substâncias que possuem a mesma equivalência farmacêutica e biodisponibilidade. Tudo isso precisa ser comprovado por testes analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
É permitida a troca de medicamentos de referência por genéricos ou similares equivalentes, exceto se o médico anotar na receita que não autoriza. Não é permitida a troca de medicamentos genéricos por similares, pois nesse caso, não há intercambialidade.
Conforme a RDC n.º 58/2014, similares são todos os medicamentos que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e é equivalente ao medicamento referência registrado na ANVISA, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial (marca).
Quais os prejuízos que a intercambialidade indevida pode trazer ao cliente?
Caso haja uma troca indevida, o cliente poderá não ter o resultado esperado em seu tratamento. Se houver dúvida no momento da compra do medicamento, o farmacêutico e o cliente podem solicitar orientação do médico responsável e/ou confirmar o que está aprovado na lista de medicamentos intercambiáveis publicada pela ANVISA.
Se ficou com alguma dúvida, clique no botão de "Ajuda" para falar com nossos especialistas.